Próprio

Próprio/ correto/ amizade/ relações humanas

Esse ideograma composto pelos signos de falar 言 e adequado 宜, tinha o sentido de justo, ou seja, a maioria das ações realizadas pelo homem se ajusta e se propicia por meio de palavras; palavras significam a comunicação e sem comunicação, dificilmente aquilo que se faz resulta conforme a nossa vontade.

O ideograma 宜 além de ter o significado de adequado, tem também o significado de próprio e correto, representa um tipo de relacionamento humano que é a amizade, graças à sua natureza que é própria e correta. O sentido de amizade nesse ideograma é realçado ainda mais quando ele se compõe com 友 (amigo) ou com 情 (sentimento), formando palavras como: amizade e afeição.

Vamos entender melhor o significado do ideograma 宜 (adequado) analizando seus signos, a parte superior é o sinal de telhado, abrigo ou casa e a parte inferior significa piso e o que fica entre os dois pode ser entendido como coisas em geral. Segundo a explicação de Xu Shen, podemos interpretar assim a idéia sugerida pelo ideograma: "As coisas que se apóiam no chão e se protegem sob o teto indicam uma situação ou um estado adequado".

Nenhum comentário: