天 - Tian - Céu/ Deus/Natureza

天 - Tian - Céu/ Deus/Natureza O céu, na concepção chinesa tradicional, já de seus tempos remotos, é temido e reverenciado. O céu não é somente aquela vastidão onde o Sol, a Lua e as estrelas anunciam dias e noites, mas sim o todo-poderoso que comanda o vento e chuva - a entidade divina absoluta e eterna que determina o destino do Homem. O Céu é o sinônimo de Deus. Tanto na literatura quanto na linguagem popular, os chineses falam da proteção e do castigo do Céu. Nas situações de extrema dificuldade e de desespero, as pessoas exclamam: "Ó, Céu!" ou "Meu Céu!". Literalmente, o ideograma significa também Deus. Embora existam outros ideogramas que têm especificamente o significado de Deus, deus ou divindade, há diferenças entre eles. O Céu é o máximo, o todo-poderoso, enquanto deuses do rio, da montanha, da terra, e muitos outros, são entidades divinas menores. Baseando-se na idéia de "o máximo", Xu Shen (da Dinastia Han do Leste) fez sua interpretação de que o ideograma de céu era composto de dois signos, sendo um traço horizontal o símbolo de Uno, Início ou Primeiro, e o outro signo simbolizando Grande ou Grandeza. A combinação dos dois dá ao ideograma o sentido de "o maior" , "o maximo" ou "a primeira grandeza". Esta interpretação parece lógica e não só justificável, mas filosoficamente sofisticada. Fato curioso é que a forma mais primitiva do ideograma parece todavia muito mais com a figura de uma pessoa, e no lugar do traço horizontal e superior há algo que se parece com um cabeça. Livro: Ideogramas e a cultura chinesa Tai Hsuan - An

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