letrado

Esse ideograma é formado por dois sinais numéricos: dez 十 e um 一, nenhum número pode ser esquecido ou trocado de ordem, por isso, o indivíduo que consegue realizar algo por completo, por ser capaz, geralmente é instruído e não deixa escapar detalhes essenciais em qualquer atividade.

antigo

Ideograma composto por dois signos: boca e dez, o sinal de dez tem o sentido de inúmeros ou muitas vezes, quer dizer que as mensagens são transmitidas de uma boca à outra, de uma geração à outra, por isso são antigas.

senhor

Esse ideograma representa uma lamparina com uma chama no topo. Esse ideograma mostra a importância do fogo na vida  dos antepassados dos chineses. Fogo representa iluminação e lamparina, posse, consequentemente, a pessoa que tem posse ou domínio sobre algo que dirige ou orienta e desse modo surgem os significados: dono, patrão, chefe ou líder.

cinza


O ideograma mostra uma pessoa segurando uma vara para mexer na fogueira, essa idéia nos faz imaginar o resultado: cinzas.

rei

Na China o Rei era considerado o filho do céu e também um dragão (símbolo máximo do poder), nesse ideograma, o rei é o que faz o vínculo entre o céu (Deus), a terra e o homem.

velho

Formado pelos signos de:  pessoa com poucos cabelos + signo de transformar, pois o velho está em transformação física e mental.




proteger

A idéia da protecão originou-se do amor materno ou paterno, pois a sobrevivencia das crianças antigamente era muito difícil por causa dos ataques de animais, doenças, saques, etc...


selvagem

Esse ideograma sugere uma cena selvagem, onde um cão está no meio de plantas caçando.

forte

Esse ideograma representa o aspecto forte de uma planta em crescimento, ou o jeito forte e saudável do crescimento de: uma planta, criança ou país jovem.

O radical de sair dá ênfase ao sentido do crescimento das plantas.

vermelho


O vermelho do fogo é realçado quando atinge grandes  proporções, por isso foi escolhido os radicais de grande e fogo para compor esse ideograma.

Feliz Ano Novo!!!!

Feliz Ano Novo Chinês!!! Esse é o ano do Tigre, o meu ano! :D Conforme a lenda, Buda queria reorganizar a nação e marcou uma reunião com o reino animal, mas somente doze deles compareceram. Por essa honra, Buda decidiu homenageá-los, dedicando um ano para cada animal, de acordo com a ordem de chegada. Cada ano é um animal, que possui características similares às pessoas nascidas nos respectivos anos.

Esses animais passaram a representar o signo, são eles: o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e o porco.
 
Anos de Tigre: 1962, 1974, 1986, 1998, 2010.


Este ano é o ano do Tigre, que é um animal ativo, confiante e impulsivo, tenta de tudo para alcançar suas metas. Responsável e generoso tem vontade própria de proteger as pessoas que o cerca. Gosta de ser reconhecido e curte a vida. Os tigres são sentimentais e estão sempre de bom humor.



assar

Esse ideograma mostra um pedaço de carne sendo assado pelo fogo, sua idéia está bem evidente.

claro


Esse ideograma expressa a imagem de alguém segurando uma tocha, a tocha simboliza a justiça, a liberdade, a cultura, etc...

areia


De inicio parece que água não tem relação com areia, mas areia é encontrada em rios, mares e lagos e o banco de areia é o lugar do rio onde a água é escassa e onde a areia se deposita.

milho


O signo de água é usado porque a planta precisa de irrigação e também porque é utilizada na fabricação de bebidas alcoólicas, também pode ser para diferenciar de outros ideogramas como o arroz por exemplo.

gelo


Os dois traços da esquerda representam a rigidez angulosa (>) e o frio rigloroso do gelo.

outono


Outono é a estação de amadurecimento das plantas, nesse período as folhas caem, os galhos secam, os frutos ficam maduros e esperam a colheita, os cereais ganham cores amarelas, douradas e vermelhas.

Outono significa colheita de cereais e está associada com fogo por causa das cores dos cereais e também por causa da facilidade da queima das plantas nesse período.

verão


A muito tempo atrás na China, o ano era dividido em primavera e outono, depois do desenvolvimento da agricultura era necessario dominar as regras de cultivo conforme as mudanças de clima, assim foram acrescentadas mais duas estações: verão e inverno.

A estação subsequente à primavera, o verão, foi associado ao físico robusto dos chineses da etnia Xia (eles eram altos e fortes), no qual as plantas crescem com mais rapidez em dias ensolarados e longos

primavera


O ideograma mostra o sol aparecendo para dar vida às plantas, vemos as plantas emergindo da terra sob o calor do sol.