Sua forma arcaica é um desenho de um tigre, com sua cabeça virada para o lado direito e as patas levantadas para o outro lado. Suas linhas lembram listras de um tigre.
Belo
Belo/ bom/ delicioso
Composto pelo signo de carneiro 羊 e pelo signo de grande 大, sua combinação sugere a idéia de: belo, bonito, bom, etc..
É um ideograma usado para se referir às: flores, mulheres, paisagens e comida.
Carneiro / cabra
Signo pictográfico de carneiro.
A figura do carneiro é muito simbólica na cultura chinesa:
1) é o oitavo símbolo dos doze ramos terrestres, dos quais são usados para designar horas, dias, meses e anos, que são usados pelos doze animais: rato, boi, tigre, lebre, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.
2) É considerado como um animal dócil, belo e muito útil
3) É um símbolo de bom agouro e sorte
Uma curiosidade é que o carneiro, ao mamar, se ajoelha perante a mãe, por isso, simboliza também amor filial.
Subir
Subir/ escalar
Demonstra a idéia de subir um morro, os signos de encosta e de caminhar (pés) demonstram essa idéia. O signo de caminhar é formado por dois pés, um atrás do outro, se dirigindo para cima, sugerindo movimento.
Perigo
Perigo/ perigoso
É a imagem de uma pessoa em cima de um penhasco numa posição perigosa com um talismã, que demonstra que o perigo pode não acontecer, pois a presença desse signo (talismã) sugere que pode afastar o perigo.
Inicial
Inicial/ original/ planície
É composto pelos signos de penhasco ou rochedo e o outro que expressa a idéia da nascente d'água. Demonstra o nascimento de um rio, onde, no meio de um penhasco a água sai da fonte, corre e flui ao longo da sua passagem formando um rio.
Se o ideograma representa nascente d'água ou fonte, não é difícil associa-lo aos significados de: origem, princípio, inicio, causa, base dentre outros...
Poço fundo
Poço fundo
Composto pelos signos de água e de vale ou abismo. É uma depressão profunda por onde represa ou corre água.
Composto pelos signos de água e de vale ou abismo. É uma depressão profunda por onde represa ou corre água.
Rio
Rio
Ideograma pictográfico de rio, os três traços expressam a forma e o movimento de correntes d'água.
Ideograma pictográfico de rio, os três traços expressam a forma e o movimento de correntes d'água.
Sábio
Sábio/ gênio/ imortal/ santo
Conforme a religião taoísta, seres humanos podem alcançar a imortalidade por meio do silêncio e da prática da virtude, para isso devem viver retirados nas altas montanhas de difícil acesso, completamente afastados das pessoas comuns, razão pela qual esse ideograma é formado pelos signos de pessoa e montanha.
Fraco
Fraco/ frágil/ débil
O arco é uma arma que representa força, mas esse ideograma é representado pelo arco porque sua forma curva sugere a facilidade de deformação, mas a enfase é dada pelos traços de pêlos que representa a fragilidade ou a maciez.
O arco é flexivel e dessa flexibilidade nasce a força, a idéia de frágil não é absoluta a esse ideograma, porque algo aparentemente fraco tem muitas chances de vencer uma mais forte e a forma dupla sugere a vantagem de unir forças.
Esticar
Esticar/ estender/ disparar/ provocar
Quando o arco é curvado pela tensão da corda esticada, a força gerada por sua flexão torna-se tão grande que se consegue disparar uma flecha a uma distância relativamente grande, e o seu efeito é capaz de provocar a morte.
A linha em vertical deste ideograma é im sinal abstrato quer expressa o ato de puxar ou esticar. O sentido de dispar é entendido para o de causar ou provocar (debate, briga, guerra e calamidade, por exemplo). O sentido muito evidente de puxar também contribuiu para o ideograma ganhar os significados de tirar e citar (exemplos, provas).
Olá!
Oi Pessoal,
Resolvi fazer cartões com expressões comuns, vou fazer uma coisa simples: a expressão em chinês e português, um desenho e a sequência de traços. Tá bom, né?!
Arco
Arco
O arco foi uma arma tão importante como a lança e a espada em guerras dos tempos antigos, mas a força que nasce da flexibilidade e da elasticidade do arco inspirou a criação de diversos ideogramas contendo o signo de arco como radical ou um dos seus componentes. Os significados destes ideogramas geralmente têm algo relacionado com as qualidades ou os efeitos que o arco proporciona. Por exemplo: esticar, abrir, estender, grande, relaxar, corda (do arco), arco (da geometria), curvo, besta (arma), forte, disparar, etc.
Agir
Agir/ atuar/ por
Na forma primitiva é a imagem de um elefante guiado por uma mão, para o elefante ser dominado, é necessario do homem, muita coragem e capacidade, pois é um animal muito grande. Essa é a idéia que deu origem aos significados desse ideograma que são: ter capacidade de, saber agir ou atuar bem.
Homem
Homem/ masculino
Sempre o homem se constituiu como a força principal em campos de cultivo, pois esses trabalhos exigem força bruta, esse ideograma se baseia nessa qualidade masculina.
Muda
Muda/ rebento
Esse ideograma ilustra a imagem de brotos nascendo no campo de cultivo, mais precisamente no arrozal.
Fronteira
Fronteira/ área/ região/ limite
Esse ideograma é composto pelos signos de campo de cultivo e por outro que representa limite para dar a idéia de divisão, esse ultimo é composto por dois sinais: o de pessoa e o outro de dividir ou separar, representando uma situação de pessoas estarem no meio de áreas divididas.
Arrozal
Arrozal/ campo de cultivo
A agricultura sempre foi a base econômica do povo chinês, assim desenvolveram técnicas de cultivo avançadas, os arrozais irrigados são divididos por barreiras, que são caminhos estreitos e elevados que o nível do terreno para fins de irrigação e também linhas divisórias de propriedades. De modo geral os arrozais são divididos em fora de quadrados ou retângulos.
Lutar
Composto por dois sinais que representam duas pessoas lutando uma contra a outra, como a luta não envolve necessariamente ódio, vingança ou algo semelhante, ela pode equivaler a uma forma de competição.
Receber
Receber/ sofrer
Esse ideograma representa a idéia de entregar e receber um objeto ou passá-lo de uma mão à outra. Tem o sentido de receber um presente, elogio ou ameça e também sofrer um ataque, assalto ou doença por exemplo.
Brincar
Brincar/ mexer/ manusear/ fazer
As duas mãos erguidas simboliza um ato cerimonial de reverência, esse ideograma veio do ato de manusear uma peça de jade, jade sempre teve um valor estético, simbolico e monetário, portanto, tocar e manusear e possuir uma peça de jade era um ato comum na alta classe chinesa e seu manuseio exigia um cuidado.
Esse ideograma representa o ato de manusear uma peça de jade, já o sentido de brincar e mexer, é entendido como fazer sem seriedade.
Desordem
Palavras como desordem, confusão e caos são conceitos abstratos que precisam de um arranjo muito criativo para formar um ideograma. A concepção desse foi baseada numa situação comum da vida humana, o conflito ou briga entre crianças e que alguém tenta separar com as mãos, a briga e a tentativa de acabá-la mostram a confusão, desordem ou caos.
Esse ideograma insinua que o conflito pode ser controlado e que os problemas podem ser resolvidos, assim, ele revela que toda desordem espera controle.
Obedecer
Obedecer/ submeter-se / estar convencido de/ exercer ou servir/ tomar (remédio)/ roupa
Um indivíduo agarra a cabeça de um prisioneiro, fazendo-o obedecer à ordem de embarcar num barco, foi o que inspirou a criação desse ideograma.
Com a unificação ele começou a perder o carater pictográfico e outros significados foram se associando como: obedecer, exercer (serviço militar), submeter-se (a lei), estar convencido, no sentido de concordar plenamente com.
O ideograma foi "emprestado" para também representar: roupa ou vestimenta.
Disputar
As duas mãos estão em disposição discordantes, sugerindo o movimento de puxar e empurrar, a linha no meio simboliza justamente esse movimento.
Ter
Sugere algo ligado a posse ou propriedade; representado por uma mão segurando um pedaço de carne, na época que foi criado, a carne era um alimento muito precioso e como a carne era uma coisa que era usufruída individualmente, por esse motivo simbolizava um objeto de posse de alguém.
Amigo
Esse ideograma é composto por dois signos de mão, uma mão apertando a outra, um gesto manifestado entre duas pessoas simbolizando solidariedade, fraternidade e amizade.
Assinar:
Postagens (Atom)