Homem casado
Bom
É uma linda cena de uma mulher cuidando do seu filhinho, sem duvida, um dos mais belos ideogramas quanto idéia, pois expressa situações positivas e agradáveis de coisas, pessoas, ambientes, etc.
Uma mãe e seu filho constitui a imagem do amor materno, virtude exaltada pela cultura chinesa.
O cumprimento verbal mais comum é 你好! nǐ hǎo! ( você/bem). Equivale ao cumprimento brasileiro Tudo bem? ou Como vai?
Pessoa
idéia nova
Oi pessoal, eu vi hoje um site que me inspirou http://www.learnsomethingeveryday.co.uk/, achei fantástica a idéia e vou usá-la tb! :D
Todos os dias vamos aprender uma palavra nova com cartões coloridos e divertidos! Divirtam-se!!!
O ideograma de hoje representa a idéia de grande, onde uma pessoa 人 está de braços abertos 大 demonstrando a idéia de grande.
焚 - fén - Queimar/incendiar
焚 - fén - Queimar/incendiar
A palavra queimar ou incendiar é expressa por um ideograma de modo direto, que mostra a cena do incêndio florestal juntando dois signos pictográficos, de floresta e de fogo. Mas é claro que, como o verbo queimar com sua força semântica não se limita a dizer a respeito da floresta. O ideograma é o verbo queimar no sentido corrente da palavra.
虐 - nuè - Cruel
虐 - nuè - Cruel
O tigre é considerado pelos chineses como o rei dos animais selvagens, por sua força extraordinária e incomparável ferocidade. É, para eles, o animal mais temido das montanhas. Assim, a crueldade passa a ser associada ao tigre. Cruel é aquele que ou cujo ato fere ou mata sem piedade, como um tigre mata uma pessoa com suas garras - uma idéia perfeitamente expressa pelo ideograma de "nue", que representa justamente cruel e mau.
Livro: Ideogramas e a cultura chinesa - Tai Hsuan An - pg. 126
虎 - hǔ - Tigre
虎 - hǔ - Tigre
Na comparação entre os desenhos antigos e o pictograma (grafia antiga e simplificada) que representa o tigre, observa-se a semelhança no seu movimento voraz típico. A forma arcaica do pictograma é desenhada de maneira esquemática de um tigre, com a cabeça virada para o lado direito e com as patas levantadas para o outro lado. As linhas do ideograma lembram também as listras de um tigre.
Livro: Ideogramas e a cultura chinesa - Tai Hsuan An - pg. 125
突 tū Arremessar-se/ aparecer subitamente
突 tū Arremessar-se/ aparecer subitamente
Além do uivo e do latido, um dos comportamentos normais do cão é a sua hostilidade com estranhos e intrusos que se aproximam dele próprio, do seu território ou do seu dono. É comum ver um cachorro saindo em disparada, aparecendo subitamente para hostilizar ou atacar estranhos. Neste ideograma, vê-se um cão por baixo de uma casa em forma de caverna, formando, assim, uma imagem que sugere as idéias de aparecer subitamente, arremessar-se e atacar.
Livro: Ideograma e a cultura chinesa - Tai Hsuan An - pg. 112
早 - zǎo - Cedo/manhã
早 - zǎo - Cedo/manhã
Na forma Zhuan deste ideograma, observa-se a junção do signo pictográfico de Sol com o sair ou romper. Este último se transformou posteriormente num sinal da cruz. Embora pareça representar o movimento de algo subindo no horizopnte, o ideograma baseou-se na idéia de que o Sol sai rompendo o solo.
Livro: Ideograma e a cultura chinesa - Tai Hsuan An - pg. 97
回 huí Girar, giro, voltar, vez, capítulo (romance)
回 huí Girar, giro, voltar, vez, capítulo (romance)
As espirais vistas acima são as antigas versões do ideograma que representa o giro de correntes d'água ou simplesmente o giro. São puros desenhos de redemoinho. Com o tempo, o sentido de giro fez este ideograma adquirir outros significados e ser usado constantemente associado a outros ideogramas para formar palavras e expressões, tais como: voltar para casa, virar-se, responder pela carta, retribuir com, responder dando notícias, etc. Com base nos significados como girar, voltar, dar (um) giro, dar (uma) volta, ele expressa também vez (de uma vez, duas vezes, por exemplo) e capítulo (de uma novela). Portanto, para devolver seu significado original, foi necessário acrescentar a este ideograma um signo de água como radical, evidenciando assim o seu sentido de movimento circular da água.
Ideograma e a cultura chinesa - Tai Hsuan An - pg. 73
亡 - wáng - Fugir/morrer
亡 - wáng - Fugir/morrer
Este é outro ideograma que também traz o mesmo sentido de morte, morto e morrer. Em vez de "restos mortais", um signo abstrato - uma linha curva senoidal que simboliza fugir, esconder e sumir - é colocado embaixo do sinal de pessoa para representar diversas idéias próximas, como fugir, refugiar, perder-se, destruir, extinguir e morrer.
Ideogramas e a cultura chinesa - Tai Hsuan An - pg. 66
Assinar:
Postagens (Atom)