信 xìn Crer/confiar/lealdade/sinceridade
Os chineses, ao criarem um ideograma, especialmente quando este é designado para ter significados referentes às boas qualidades do homem, tentam estabelecer um estado ideal de comportamento, postura e ação humana. O ideograma que significa sinceridade, credibilidade, crer, acreditar, confiar e fiel é formado por dois componentes: o signo pictográfico de Homem e o ideográfico de palavra, e também de dizer ou exprimir. Isto significa que "as palavras de uma pessoa devem ser confiáveis e sinceras". E crer também significa "confiar nas palavras de alguém". Com base nesses conceitos, 信xìn adquiriu ainda os significados de notícia, mensagem ou carta.
信xìn é também uma das virtudes frequentemente exaltadas pela literuatura chinesa. Como a palavra benevolência 仁 rén é associada a justiça義 yì, a lealdade costuma acompanhar também a justiça. 仁義 rén yì 信義 xìn yì são virtudes, pelo menos como palavras de ensinamento, profundamente impregnadas na mente dos chineses, que são muito influenciados pela literatura e pelas óperas populares, as quais exaltam estas virtudes dos bons oficiais, heróis e reis.
Apesar de tantas virtudes e princípios morais pregados pela filosofia da linha confucionista, amplamente difundida e enraizada na sociedade feudal, os chineses não conseguiam reduzir os conflitos faccionários, as lutas de poder e as sucessivas guerras internas. É claro que, como regra geral, interesses pessoais e de grupo sempre prevaleceram sobre tudo, provocando crises de todos os tipos. A consquista, o ataque e o contra-ataque parecem síntese da própria história humana.
Livro: Ideogramas e a cultura chinesa Tai Hsuan - An pg 52
Nenhum comentário:
Postar um comentário